Print

Sala Paracelso Alves Pereira

Paracelso Alves Pereira

Pequena biografia de Paracelso Alves Pereira*

Paracelso Alves Pereira, nasceu em União da Vitória, Paraná, no dia 04 de abril de 1924.

Filho de Manoel Alves Pereira e Maria Magdalena Pereira.

Após terminar o primário, transferiu-se para Curitiba onde cursou o Ginásio Paranaense. Muito jovem, ingressou no quadro de funcionários da antiga Companhia Aérea Panair do Brasil, trabalhando nos escritórios de Curitiba e Rio de Janeiro. Recusou convite para trabalhar em Londres, para dedicar-se a carreira jurídica, pois havia colado grau em Direito, após doze anos na companhia.

Formou-se como Bacharel em Direito na Universidade Federal do Paraná, em 1955.

Em seguida, 1956, Paracelso chega a Francisco Beltrão, onde começou sua carreira como advogado. Viveu em nossa cidade até 1985. Aposentado por problemas de saúde, transferiu-se para Curitiba onde veio a falecer em 04 de janeiro de 1987.

Era casado com Dionéia Beatriz de Melo Pereira, com quem teve sua única filha, Cristiane.

Paracelso foi vice-prefeito de Francisco Beltrão, na gestão de Deni Lineu Schwartz, 1968-1972, ocupando interinamente o cargo de prefeito municipal.

No ano de 1978, foi procurador municipal de Francisco Beltrão, na gestão do então prefeito João Arruda.

Foi o primeiro advogado beltronense.

Participou ativamente da vida político-social-cultural de Beltrão, mas sua carreira jurídica foi o ponto alto de sua vida. Considerado por muitos, o mais brilhante advogado beltronense.

* Texto retirado da ata de instalação da Sala dos Advogados nas dependências da “Junta de Conciliação e Julgamento” de Francisco Beltrão, em 11 de agosto de 1.989.